quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

pelos cantos do sol tenho a certeza do traço de luz no teu rosto
quebrando a rotação da terra

bebo-te pelas palavras e as consoantes

distantes do mundo maravilhado de luas floridas
árvores de contas no cantinho do jardim dos verbos por começar
onde meninos de sorrisos à espreita fazem novas conjunções
supostas promessas ao deus do sol
para que o inverno cruel não nos adoeça os ossos do coração
e nos plante veias de coragem nas cearas dos olhos
certezas evidentes do apressado sangue a pulsar-nos a respiração
segredos desnudos de mais um dia.

Zé Afonso

4 comentários:

Virgínia do Carmo disse...

Apetece-me apenas dizer, em jeito de prece, que o inverno cruel não nos adoeça os ossos do coração.

Belíssimo.

Um grande beijinho Zé, e votos de um excelente Natal

Rosario Ferreira Alves disse...

dos meus olhos as cearas perderam-se nos teus versos, numm enlevo de terna contemplação. palavras sempre doces e sábias a formarem Poemas bons de ler e reler vezes sem conta...

já falatavas :)

beijinhos Zé

Anónimo disse...

Dia 30 de janeiro tenho parte deste texto na minha agenda a marcar a presença de um amor que mudou a minha vida...hoje a palavra que me dita a vida talvez seja profundidade, profundo o amor que nasceu em mim, o mais profundo que poderia ter desejado, profundos os dias que marcaram os laços que nos uniram as mãos em dias de luz, profunda a dor de ter de abandonar esse amor e profunda a dor da tua ausênia, sempre desde o dia 27 de novembro....agora é Natal e só te quero deixar um fio de carinho para adornares o teu dia...não te percas, segue o teu caminho, com novas conjuções felizes, todos os corredores são demasiado compridos, abre a porta certa e que a vida venha sorrinte no novo ano, na tua nova vida...
feliz natal,abraço de mar...

Anónimo disse...

Belo cântico ao "deus sol".
Abraços